Sobre o autor

Inicio  Anterior 

Nascido já a alguns anos (Como poderão ver pela foto sem óculos na aplicação), Luís Monteiro de meu nome,  este é o primeiro programa que faço para distribuição na Internet.

 

Não sou programador profissional, trabalho com o Delphi desde  2002, e não todos os dias, a minha profissão não o permite.
Vou fazendo umas aplicações com base de dados para a empresa onde trabalho, mas só porque eu assim o decidi, e apenas para termos o que pretendemos com o menor esforço possível. É para isto que os computadores servem, tirar-nos trabalho, darem-nos dados mais rapidamente etc...Temos de puxar por eles, exigir tudo o que eles tiverem para dar,  explorá-los ao máximo, são nossos escravos, não nós ...

 

Não tive nenhuma formação em programação, tenho apenas algumas noções básicas de VBA (Visual Basic for Applications - Chamado macros que se usam no Word e no Excel, por exemplo...), mas tive de comprar um livro sobre o assunto para poder tirar o maior partido possível do VBA , e quanto ao Delphi também tive de comprar um livro. O resto e o mais importante, porque isto dos livros/manuais nunca dizem tudo, aprendi ao ler nos newsgroups da especialidade, muita muita pestana queimada, muitos helps lidos, muitos downloads de exemplos, muita frustração, muitas horas de sono que não se recuperam mais, etc, etc ...

 

Este programa não está livre de erros (bugs), nenhum software está livre disso, e depois é-me impossível prever o que cada utilizador fará ou tentará fazer com o programa. Tentei dar muitas opções de configuração para evitar certas frases como "ora bolas, isto não dá para fazer aquilo...", "afinal só funciona assim..." etc, e também aceitei e recusei algumas sugestões. Assim o programa está aqui "AS IS" e não faço nenhuma promessa de que voltarei ou não a fazer mais algum upgrade.

 

Algumas frases que recolhi da Internet de alguns desabafos e/ou conselhos, que têm todo o sentido.
Não são frases feitas tipo clichés, são mesmo frases apanhadas em fóruns etc ...:

 

- Saber programar é aparentemente fácil, agora programar realmente é uma tarefa complicada e que dá muita dor de cabeça.

 

- Engane-se quem pensa que a programação é muito fácil. Como tudo na vida há coisas que não têm dificuldade nenhuma e outras que só após anos de familiarização começamos a perceber convenientemente.

 

- Quem não sabe programação diz que é muito difícil, quem pensa que sabe diz que é muito fácil. Mas os bons programadores sabem que é difícil !

 

- Os programas do tipo "Hello World!", cronometro, calculadora, etc, são bastante simples (?) mesmo para um iniciado na programação. >
O pior chega quando se pretende aumentar a complexidade dos nossos programas.

 

Fico contente e o meu ego agradece por saber que há por aí alguém que usa este meu programa.
Espero que tire bom partido dele.

 

 

 

Versão 2012 - 1.0

Junho/2012

por LM